quarta-feira, 26 de março de 2008

PPS APRESENTA PRÉ-CANDIDATO.

O PPS estará apresentando seu pré-candidato à prefeito de Sobral, no dia 23 de Abril, na Câmara municipal de Sobral. Na ocasião, o partido apresentará sua proposta de governo aos sobralenses que entendem política como um processo participativo.
Estão concorrendo à vaga de possível candidato à prefeito de Sobral pelo partido: O médico Dr. Azevedo, o empresário Júnior Tavares e Herbert Lobo, presidente da agremiação em Sobral.
Com essa proposta, o PPS é o primeiro partido a se movimentar rumo à sucessão municipal deste ano, na princesa do norte.
As eleições deste ano prometem esquentar, pois vai ter oposição e vale lembrar que a rejeição do atual gestor está muito grande.
O certo é que o povo vai ter opções para escolher o que melhor administrador para Sobral, a partir do próximo ano.

terça-feira, 18 de março de 2008

COOPERATIVA OU FALCATRUA?


Após realizar procedimento administrativo sobre o funcionamento da Coopreserv, o MPT-Ministério Público do Trabalho, através do Procurador Cládio Alcântara Meireles constatou que de Cooperativa a Coopreserv não tem nada. Os trabalhadores da Cooperativa trabalhavam sem carteira de trabalho assinada, mas mantinham jornada pré-determinada, tinham descontada a contribuição ao INSS em seus salários e eram fiscalizados por sevidores do município. O pior é que a adesão não era voluntária. Os trabalhadores eram indicados e não tinham sequer conhecimento sobre a Cooperativa ou seu estatuto, e não recebiam um centavo de rateio dos lucros nos finais de ano.
Eu, em programas de Rádio sempre critiquei esse sistema de Cooperativa de Sobral que os trabalhadores só têm dever, qual seja o de trabalhar, direitos só o minguado salário.
O Juiz do Trabalho de Sobral, Lucivaldo Muniz Feitosa, acolheu a Ação Civil Pública e declarou a nulidade do contrato entre a Prefeitura de Sobral e a Coopreserv. A Prefeitura tem 90 dias para providenciar o desligamento dos servidores admitidos sem concurso público.
Agora, o absurdo foi mesmo a afirmação do Procurador do Município Clito Carneiro quando disse: "O que o município tem como terceirizado são basicamente os serviços que não são essenciais, ou seja, os servidores que trabalham na limpeza do município". Para o Procurador a limpeza pública não é essencial.
O certo é que a Prefeitura de Sobral tem muitas coisas absurdas que se a Polícia Federal entrar pra valer em uma investigação sai gente de lá algemada. Os desvios são simplesmente grandiosos.
É por isso que eu acho muito complicado o profissional de Rádio, Jornal ou qualquer outro meio de imprensa ser pago pra fazer destaques de políticos. Nessa hora como é que ficam. Tentam defender o tal político pra justificar a sua conduta anti-profissional.

segunda-feira, 17 de março de 2008

SERÁ QUE VÃO INVENTAR O DIA 40?

Quando os Ferreiras Gomes estavam no PPS, as inaugurações "coincidentemente", eram marcadas sempre para o dia 23, número que identifica a sigla. Agora como os ditos anteriormente estão no PSB, pelo menos por enquanto, pois são oportunistas, pulam de galho em galho dependendo da coveniência política, não tem mais inauguração nenhuma no dia 23, pois caracterizaria publicidade para o PPS.
Como as inaugurações eram realizadas nesse dia pra servir de publicidade para os ditadores de Sobral, hoje do Ceará, os "donos" do PSB, como acham que podem tudo, deveriam criar um novo calendário só para o Estado do Ceará colocando o dia 40 para assim, as inaugurações do Governo e da Prefeitura de Sobral serem realizadas no dia 40 e possa servir de propaganda política para os tais "artistas".

terça-feira, 11 de março de 2008

A BURAQUEIRA DE SOBRAL.

É sisplesmente impressionante o número de buracos nas ruas da cidade de Sobral. Acho que em cada rua tem pelo menos um.
Isso mostra a péssima qualidade dos serviços realizados pela Prefeitura. Existem ruas, como a Pericentral que o asfalto precisa ser refeito de três em três mêses. Isso é um absurdo.
O que reina aqui não é o Princípio da Eficiência dos Serviços Públicos, mas o da "Ineficiência" destes.
Parece que a coisa é feita pra que com uns três mêses seja necessário se fazer tudo de novo, aí, lá vai mais superfaturamento e todas as pessoas envolvidas nesse jeito arbitrário de ganhar dinheiro sai ganhando de novo.
O pensamento Político de uma grande parte do povo precisa mudar urgentemente. Esse negócio de dizer que o Prefeito tal rouba mas faz é coisa de quem no mínimo aprova a corrupção. Isso precisa ser abolido de nossa estrutura Política.

VESTIBULAR EM DISCUSSÃO.

Um garoto de apenas 8 anos de idade passou no vestibular de uma Faculdade particular de Goiás, isso tem trazido à discussão a qualidade do exame.
Víctor, 8 anos, disse que passou chutando, e não podia ser diferente, em razão da sua idade.
Os pais querem que o filho seja aceito na Faculadade, o que não tem a mínima lógica, já que pra se fazer um curso superoir é exigido o comprovante de conclusão do ensino médio, o que ele, é claro não tem. O garoto está no quinto ano.
Não é porque um garoto, por exemplo, tenha aprendido a dirigir precocemente que o DETRAN, tenha a obrigação de expedir a sua CNH. Existem requisitos, como a idade.
O que prova neste caso é que é preciso rever muita coisa no ensino brasileiro, e certamente com relação ao vestibular também.
Agora, diga-se, de qualquer forma, o garoto é muito inteligente porquanto fez a redação que não dá pra chutar, é preciso ter uma boa condiçao intelectual e isso ele parece ter muito bem, inclusive avançado para a sua idade.
Nessa Faculadade em Goiás uma criança de apenas 8 anos "entrou" pois passou no vestibular... E em Sobral, que muitos entram na UVA sem sequer fazer vestibular nenhum. Pergunto: "Qual das duas Instituições de ensino está mais desestruturada"?

sexta-feira, 7 de março de 2008

"DA BOCA PRA FORA".

Nesse episódio de Terremotos que ainda estamos passando por aqui, pois ainda está ocorrendo pequenos tremores, deu pra se verificar alguns casos interessantes, se é que se pode chamar alguns desses de interessantes.
No jordão, enquanto a terra tremia, algumas pessoas menos sensíveis se aproveitavam para fazer certas coisas negativas do tipo atacar mulheres. Isso nos mostra que o homem de vez em quando, quando surge o momento "certo", mostra que ainda existe dentro de si o homem primitivo, sem nenhum regramento, o homem em seu estado natural, o homem de Hobbes, Filósofo que concebia o homem como sendo um animal que precisa sempre de regras porque senão faz besteira.
Outro fato, chama a atenção: Pessoas que se dizem religiosas, e que tem muita fé, entraram em desespero completo, pelo menos algumas dessas pessoas, o que mostra naturalmente que de Fé elas não tinham ou não tem nada.
Ora, a Fé deve ser provada exatamente nas horas difíceis, pois se tudo tá tranquilo, todo mundo tem Fé, ou pelo menos diz que a tem.
Os grandes homens que passaram por esse planeta e que tinham muita Fé, nunca saiam dizendo aos quatro cantos do mundo que tinham Fé.
Portando se tu tens Fé, selas tua boca e põe a tua Fé em prática, pois esta não é pra ser exclamada, mas praticada pra que fiquem para os outros o exemplo.
Agora, querer aparecer dizendo que é uma pessoa cheia de Fé e nos devidos momentos de pôr em prática a Fé, descobre a pobre criatura que de Fé, não entende nem o que é, é algo muito pouco inteligante.
A Fé é uma virtude da Alma, portanto não é deste mundo.

DESMANDO NA UVA.


Três Estudantes do Curso de Direito da Faculdade Luciano Feijão conseguiram transferência para a UVA. Esta informação é o que se divulga nas dependências da própria instituição pelos Estudantes do Curso de Direito, que estão indignados por causa da prática ilegal.
Além dessas transferências, outros fatos demonstram a falta de regramento por parte da Reitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú, que tem como Reitor Antônio Collaço. O Curso de Direito está recebendo cerca de 25 a 30 Estudantes, fruto de ingresso como graduados. No Curso de Administração são 36 Estudantes a mais, também como graduados. Para o ingresso do Estudante como graduado em um curso, antes tinha uma prova, agora, é necessário somente uma entrevista.
Desse jeito, a UVA, não vai nada bem. Existe um desrespeito aos que estudam pra passar em um vestibular porque não tem a tal peixada, que é um agravo para o mundo jurídico, para o princípio da Igualdade de Direitos.
Esse negócio de entrevista é simplesmente pela cara. Existe uma pré-escolha, ou melhor, indicação política. Aliás, não é indicação política, não, é indicação da politicagem, fruto de políticos curruptos, ditadores que acham que podem mandar e desmandar em tudo e em todos.
Essa prática que está acontecendo na UVA, não vinha ou não tinha tal incidência. Agora tá uma vergonha. Parece que esse atual Reitor foi colocado lá pra atender a pedidos políticos.
É preciso mudar a forma de escolha de um Reitor. Os Estudantes é que deveriam escolher aquele que vai dirigir a instituição de ensino à qual os referidos Estudantes estão lotados, não devia ser por indicação política, como acontece hoje. Ainda mais com o tipo de Governador que temos hoje, um verdadeiro ditador.
A Universidade Estadual Vale do Acaraú está carente em uma porção de coisas, como, Biblioteca, Professores qualificados e muitas outras, que o atual Reitor deveria se preocupar, buscando a melhoria da instituição, isso sim, seria o correto.
E o nosso Governo deve se preocupar com aquilo que é objetivo de um verdadeiro administrador, cumprir com a função administrativa, qual seja, corresponder aos interesses da coletividade.

quinta-feira, 6 de março de 2008

ONDA GIGANTE PODE VARRER FORTALEZA.


Quando eu ouvi o Urandir da Luz, vidente, dizendo algo sobre sua visão futurística dando conta de um Tsunami que aconteceria em vários países, dos quais o Brasil está incluído, senti que a grande maioria das pessoas levaram na brincadeira. Isso se dá porque não é fácil, simplesmente acreditar em algo que um vidente diz, em face de que outros e outros e até mesmo ele já anunciaram algumas asneiras que nos fazem duvidar. Até porque o futuro é algo difícil de se saber, mas não impossível.
Bem, agora a ciência anuncia a possibilidade de acontecer um Tsunami com ondas gigantescas que começaria com cerca de 900 metros de altura, movendo-se a 500km/h desde o Atlântico, em poucos minutos chegaria à costa africana, ainda com 100 metros de altura causando uma destruição inacreditável. destruiria alguns outros países e finalmente chegaria à costa norte brasileira com uma altura de 40 metros(o equivalente a um prédio de mais de dez andares) a uma velocidade de mais de duzentos quilômetros por hora e entrando cerca de 20 a 30km cidade a dentro.
Essa possibilidade existe, diz os cientistas. Pode ser desencadeada por causa de um vulcão que fica na Ilha de Las Palmas, esse vulcão chama-se Cumbre Vieja.
Para os que simplesmente não acreditam, podemos dizer que um Tsunami aconteceu há bem pouco tempo na Indonésia, matando quase 300.000(trezentas mil pessoas). Outros fatos: Terremotos em Sobral, Furacão em Santa Catarina e por aí vai.
Portanto é bom que não descartemos as possibilidades de acontecer não só essa, mas outras catástrofes que estão à vista.

quarta-feira, 5 de março de 2008

EXPLICAÇÃO SEM CAUSA.

O Governador Cid Gomes deu, ou melhor tentou dar, explicação quanto ao aluguel de um jatinho particular contratado por ele, e é claro, pago pelo Estado(povo), quando ele foi para a Europa e passou uma semana fazendo sei lá o que.
Cid disse que essa era uma prática velha porquanto foi feito isso pelos governos passados, inclusive o do seu irmão Ciro Gomes.
O mais interessante dessa explicação é que não se analisa aí a questão da moralidade ou algo parecido, se isso é certo ou errado. Não se olha pra isso. Diz logo que outros governos também já fizeram a mesma coisa, como se isso consertasse o errado.
O Governador deveria na realidade fazer, em relação aos governadores que já passaram, somente o que eles fizeram de certo, de bom, e logicamente não fazer o que eles, por ventura, fizeram de errado.
Segundo o ex-governador Lúcio Alcântara, em resposta publicada em seu Blog, disse que a bem da verdade, Cid inaugurou essa prática de alugar jatinho particular para viagens à europa.