quinta-feira, 28 de agosto de 2008

RELIGIÃO. UM DIVISOR DE PESSOAS.

As Religiões nos moldes atuais está servindo para dividir as pessoas. Cada qual na sua, achando que a sua Religião é que é a certa, a melhor, etc. Isso é a mais pura tolice. Será que Jesus Cristo criaria qualquer instituição, sabendo ele que as pobres criaturas terráquias, se colocariam umas contra as outras? Claro que não.
A verdadeira espiritualidade é a que está totalmente desapegada às questões humanóides, materialistas, tipo: Gosto, desejos, "minha isso", "minha aquilo", "esse é o meu grupo" e por aí vai. Isso, espiritualmente falando, é coisa de criança de jardim de infância.
A energia Cristo, que é o mesmo verbo de DEUS, a qual se fez carne de forma plena através de Jesus, existe em forma de chispa em cada ser humano ou pelo menos na grande maioria.
Essa energia ou Cristo que existe pequenina em cada um de nós pode se desenvolver até acontecer o nascimento ou a formação completa de Cristo. Isso é a CRISTIFICAÇÃO. Na realidade Jesus não nasceu um Cristo. Teve que se preparar para receber o Verbo de DEUS, Cristificar-se.
Desenvolver a energia ou Cristo em nosso interior não depende de estar ou não estar em uma Religião. Esse é um processo árduo que está paltado em uma vida prática.

SOBRE O GUARANY DE SOBRAL.

Depois de só ter empatado ontem à noite com o Tiradentes, em Fortaleza, a situação do guará ficou muito ruim em termos de chances de voltar à primeira divisão do certame cearense de Futebol, isso por méritos próprios.
O Guarany, agora não depende só de si para se classificar. Tem que vencer o Maranguape, que em três jogos que fez com este clube, nessa competição, perdeu os três e, ainda, torcer que o Maracanã não vença o Crato, em Crato. Essa será a última rodada do Campeonato Cearense da Segunda Divisão.
Agora, o Guarany, não tendo a competência necessária para subir por mérito, pode chegar lá através de uma virada de mesa. Existe uma deixa no regulamento da competição que autoriza ao Conselho Arbitral incluir mais dois clubes para a próxima temporada, que pode ser disputada com 12 clubes em vez de 10.
Espero que o Guarany consiga se classificar dentro de campo, pois essa de virada de mesa, sou completamente contra, seja para um outro clube ou para o nosso Guarany de Sobral.

REBELDIA QUASE AO EXTREMO.

Estive acompanhando a movimentação Política da "Coligação Sobral Merece e Pode Mais", que tem como candidato à Prefeito de Sobral, o sindicalista Muniz e como Vice, o Aragão dos Correios, no Bairro Vila União. Fiquei simplesmente abismado com a falta de educação das crianças daquele populoso bairro e entristecido ao presenciar o que ocorrera. Tinha mais ou menos Cinquenta crianças órfãs de pai e mãe (pelo menos naquele momento). Elas subiam nos carros a ponto de caírem e causarem um acidente, que se ocorre, aí, apareceria uns dois pais e umas duas mães para cada um deles. O pior de tudo é que quando o motorista descia do carro para pedir para que eles não mais subissem no carro, era como se estivesse falando com um pedaço de pau, pois eles ficavam olhando para o motorista de olhos vidrados, mas era como se não ouvissem nada, pois bastava o carro reiniciar a movimentação que eles voltavam a subir e, ainda mais, os mais afoitos jogavam areia nos carros e pessoas que passavam por lá. Pergunta-se será que essas crianças não têm pais? Ou será que esses pais não têm o mínimo de preparo educacional, psicológico, para criar um filho? Estou falando aqui, do mínimo mesmo.
Fiquei triste com o que vi. Acho que estamos caminhando para um futuro verdadeiramente sombrio, pois nossas crianças de hoje, jovens e adultos de amanhã estão se enchendo de uma rebeldia sem limites e isso é terrível para a civilidade humana, para a convivência pacífica que todos nós almejamos alcançar.
Acho que tá mais que na hora de aparecer alguém neste país para reformular a nossa equivocada forma educacional escolar, que só está se preocupando em formar robores para servirem de carvão para uma locomotiva chamada sociedade, que está putrefata pela hipocrisia dominante.
Este comentário serve, a meu ver, como tópico para uma reflexão para quem quer, no sentido de buscarmos ver como estamos criando nossos filhos e, o mais importante, como estamos nos comportando, que tipo de exemplo estamos passando pra eles, pois essa de dizer: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço", isso já não cola mais, se é que um dia serviu de forma real.
A escola deveria esquecer por um bom espaço de tempo algumas disciplinas para colocar outras, como: Filosofia (Ética), Sociologia, Artes (música clássica, pintura, etc.), Psicologia e outras. Com isso, possibilitar a formação de homens verdadeiros, que é o que realmente importa nessa vida. Os homens que essa sociedade falida, hoje está formando não serve sequer para "rascunho" do homem verdadeiro, aquele que se esforça para cumprir com os preceitos Éticos-Morais mínimos necessários para uma vida normal, que saiba respeitar, querer só o que é seu, de direito e aceitar os outros como sendo todos filhos de um mesmo pai, DEUS.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

USO DA MÁQUINA EM CAMPANHA POLÍTICA.

A coisa em Sobral é simplesmente esculhambada. Vários funcionários públicos lotados na Prefeitura estão empenhados na campanha de reeleição do atual Prefeito.
Quando a Coligação que tem como candidato o atual gestor de Sobral vai a um Bairro da cidade, antes do ato público (arrastão, comício, etc.), ainda durante o dia, já que esses eventos acontecem quase sempre à noite, a Prefeitura, "coincidentemente", concentra os serviços públicos muito mais na naquela área, como limpeza pública, pintura nos meios-fios das Ruas, etc. Será que isso não é usar o poder público na campanha?
Em Sobral falta moralismo político de todas as formas. O que tem mesmo é ausência de Política séria. A Política aplicada nesta urbe é a política "ensinada" por Maquiavel, em "O Príncipe". Política suja que só vê a manutenção do poder, mesmo que para isso seja preciso usar de todas as formas desleais e ilegais.
Sobral precisa vivenciar uma Política verdadeira, qual seja a que vislumbra a aplicabilidade dos serviços públicos em prol da coletividade, pois esse é a obrigação da Administração Pública.

AGRADECIMENTOS.

Quando comecei a Blogar notícias e ou, comentários neste Blog achei que poucas pessoas o acessariam. Porém eu estava enganado. Depois que coloquei um Contador de Visitas, ficou demonstrada outra coisa, que o Blog é muito bem acessado e isso me deixa bem motivado a continuar colocando os meus comentários neste espaço verdadeiramente democrático.
Aliás, diga-se que comecei a noticiar através deste Blog por causa da falta de espaço democrático no Rádio de Sobral. Como se sabe, aqui é dever do Radialista obedecer a uma "cartilha" do poder dominante, onde aquele que se atreve a não obedecê-la é banido do sistema radiofônico, o que é o meu caso.
Entendo que o Rádio correto é aquele que só tem compromisso com uma coisa, a busca pela verdade dos fatos, dos acontecimentos.
Enquanto não se tem um espaço verdadeiramente democrático no Rádio, continuarei levando os meus comentários e notícias através deste Blog que já é lugar de visitação certa, quando o assunto é informação.
Aqui quero deixar os meus agradecimentos aos blogueiros que diariamente visitam este espaço para buscarem informações.
Obrigado pela busca e espero cada vez mais melhorar este Blog.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

GUARANY DE SOBRAL.

O Guarany de Sobral deu uma certa complicada na sua situação no Campeonato Cearense da Segunda Divisão, ao perder dentro de casa, no jogo deste Domingo, dia 24/08/08, contra o Maracanã, de Maracanaú, pelo placar de 3X1. Tirando o Vantuí (goleiro) e o Ricardo Baiano (volante de contenção) e, mais ou menos, o Clodoaldo, o resto só olhou o time de Maracanaú jogar.
Agora o guará joga contra o Tiradentes nesta Quarta, em Fortaleza e no próximo Domingo contra Maranguape, em Sobral, para decidir sua vida, nesse ano, se sobe à primeira divisão ou se continua na segunda divisão do Futebol cearense.
O interessante é que quando o guarany ganha, parte da imprensa de Sobral atribui a vitória ao Prefeito de Sobral. É como se ele fosse, também, jogador e fizesse o gol da vitória. Nesse caso de derrota, por que que a imprensa não atribui culpa ao Prefeito? Quando ganha, foi mérito do Prefeito, mas quando perde é culpa dos jogadores. Isso é o cúmulo, do cúmulo, do acumulado. É babação demais!
Alguns profissionais da imprensa de Sobral parecem não ter o mínimo de ética, descaradamente usam os microfones da vida para se darem bem com as suas artimanhas, através de uma politicagem que dá nojo em qualquer ser vivo. Isso é lamentável.
Somos carentes de uma imprensa livre que passe os fatos como realmente eles acontecem, sem vínculos com a maliciosa política contemporânea de Sobral.

sábado, 23 de agosto de 2008

SINAL CLARO DE REJEIÇÃO.

Eu estive no Bairro Alto do Cristo e vi algo, no mínimo, interessante, ao passar por duas casas, observei que tinha uma foto de um candidato que mora no bairro, até aí, nada demais, só que a foto estava partida ao meio. Na parede só estava a parte do candidato à vereador, que, repito, é do citado bairro e, esse candidato à vereador é da coligação que tem como candidato à reeleição o atual Prefeito de Sobral. Na outra parte da foto "tem a foto do atual administrador de Sobral". Então perguntei o porquê daquilo, obtendo a resposta que só permitia a colocação da foto em sua parede se fosse sem o atual gestor. Será que isso caracteriza rejeição?
O mencionado aqui, pode ser comprovado em loco, na Rua Bela Vista, Bairro Alto do Cristo. Aliás podem esperar, os leitores deste Blog que eu vou tirar uma foto do local e publicá-la aqui. Aguardem, logo colocarei uma nova matéria sobre esse assunto.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

"ISSO É DE LASCAR".

A Lei Eleitoral proíbe mensagens que tenham como alvo políticos que estejam em campanha, como por exemplo, mandar alô, abraço, etc.
Um membro de uma equipe esportiva de Sobral, durante a transmissão do jogo Guarany X Trairiense, realizado em Trairi, Quarta-Feira, dia 20/08/08, querendo mandar um alô para o atual Prefeito da Princesa do Norte e dá a sua puxadinha em prol do candidato preferido dele, cria uma estorinha qualquer tipo: Mando um abraço para o zé belelê, que é muito amigo do zé kakaká, que é pai do zé kikiki, que é tratador do cachorrinho de estimação do Prefeito de Sobral. O cara quer mesmo é sacanear com a Lei Eleitoral e fazer campanha através do Rádio. Isso é de lascar.

"POLITIQUEIRO É ASSIM".

O mal político passa quatro anos tendo nojo do povo, sendo desonesto, não fazendo nada, mas quando chaga a época da campanha ele "muda" radicalmente, pelo menos na oratória. Na campanha esse tipo de político diz que é honesto, trabalhador, que a sua casa é a própria casa do povo, ou seja, nessa época ele gosta muito do povo. Isso não é interessante? Agora o mais interessante de tudo isso é ter gente pra acreditar no que eles falam.
É necessário ter um mínimo de politização para saber escolher melhor os nossos representantes.

NOTA DE TITULARIDADE DO MEU AMIGO DR. AZEVEDO. TÍTULO: UM VIÉS PERIGOSO.

Decididamente meu contra-parente Dr. José Lourenço Mont`Alverne é quem tem razão: “Sobral é uma terra de cenas fortes”. E quando o assunto é eleição, nem me fale.... A substituição do meu nome, por motivos de saúde, pelo do sindicalista MUNIZ como candidato a prefeito pela coligação PPS/PSL 23 gerou uma dessas cenas fortes, mas me oportunizou comentar sociologicamente a praxis politico-eleitoral ainda vigente por aqui: a do PERSONALISMO.
Sem entrar no mérito das verdadeiras condições de sucesso eleitoral da nossa coligação, a verdade é que nestes últimos 15 dias ( renunciei no dia 06/08) tenho ouvido, à exaustão, de muitos potenciais eleitores, que agora eles estão órfãos de candidato a prefeito, que vão votar em branco, ou anular ou ainda justificar o voto. Segundo eles, sem meu nome não sobra nenhum outro de qualidade para escolher; traduzindo: antes de ser eleito prefeito, parece que me elegeram "salvador da pátria", um mágico com varinha de condão que iria resolver todos os problemas do município. Na minha concepção esse é um raciocínio perigoso ( além de inocente ), que só leva à cultura do personalismo como (única) solução para os problemas coletivos.
O projeto político-eleitoral ( e de governo ) do PPS/PSL, desde o seu nascedouro ainda em fins do ano passado, sempre teve como pauta a visão de uma participação coletiva de pensamentos, atos e atores, sem os quais não convenceríamos à sociedade da nossa idéia de praticar política com decência e inteligência. Nunca houve, portanto, projeto PESSOAL do Dr. AZEVEDO querendo ser O prefeito de Sobral.
O projeto político-eleitoral ( e de governo ) do PPS/PSL continua o mesmo. Quem quiser conhecê-lo em detalhes poderá acessar nos próximos dias o site da campanha Sobral Merece e Pode Mais!: www.muniz23.can.br. Mas não procurem os interessados um novo indivíduo herói pela causa de Sobral, no NOME do sindicalista MUNIZ.
Fica portanto o apelo aos admiradores conceituais do Dr. AZEVEDO como (único) nome de qüalidade para gerir Sobral: meu projeto ( que é muito mais importante que meu nome ) é o mesmo projeto do MUNIZ ( que é muito mais importante que o nome dele ). Por quê? Porque é o projeto coletivo da Coligação Merece e Pode Mais! Então, amigos, continuem querendo votar no 23; é o número da vez.
O resto é com vocês, eleitores!

POLÍTICA DE VIGARISTA.

O Programa Fantástico da Rede Globo mostrou em uma reportagem no Domingo passado, 17/08/2008, um vigarista dizendo que é capaz de "fazer" qualquer Prefeito de qualquer município do Brasil, manipulando números através das Urnas Eletrõnicas. A denúncia foi feita depois que um candidato a Vice-Prefeito de um determinado município recebera uma proposta desse vigarista. O candidato comunicou à Rede Globo, que o acompanhou ao encontrou pré-estabelecido com o tal vigarista, estando a rede de TV com uma câmera escondida. Dizia o vigarista ao candidato à vice que ele e o seu candidato à Prefeito ganhariam a eleição com certeza com a margem de votos que eles quisessem. O preço cobrado para a picaretagem foi de R$2.000.000,00(Dois Milhões de Reais), sendo um logo e o outro depois da vitória e ainda parcelado.
Isso me fez lembrar, aí eu não estou afirmando que aconteceu ou não aconteceu, de uma eleição em Sobral, em que disputavam por um lado o ex-oposição Marco Prado e Cid Gomes. Eu vi já na reta final das campanhas dos dois candidatos as movimentações de campanhas. Houve duas passeatas, uma para cada candidato, saindo da SAIC, as duas, em dias diferentes, é claro. O certo é que a passeata do Marco Prado dava duas, no mínimo, da do adversário Cid Gomes. Quando apareceu o resultado nas Urnas Eletrõnicas, para a surpresa da grande maioria dos eleitores de Sobral, Cid venceu com uma margem de mais de vinte mil votos de maioria. Eu não entendi nada! Perguntava: Cadê os votos daquele povo que tava nas passeatas e arrastões do Marco Prado? Esse povo não votou?
Com essa reportagem mostrada pela Globo, no Fantástico, me fez voltar a lembrar dessa eleição e a voltar a me perguntar: Será que a vitória do Cid foi legal e moral?
O que é que você acha?
Se você quiser comentar, fique à vontade. Basta clicar na palavra COMENTÁRIOS, abaixo, colocar seu comentário e publicar. Os melhores comentários vão para a página principal do Blog.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

QUEM É O VICE DO CARA?

Olhando as diversas ruas e avenidas de Sobral e também pelos distritos do município do mesmo nome, agente vê vários painéis contendo propaganda política do atual Prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, tendo de um lado Cid Gomes e do outro, Lula. Gostaria de saber quem é o vice dos dois...O vice do atual Prefeito à reeleição de Sobral é o Cid ou Lula? Ou será que o vice verdadeiro é muito fraco e não ajuda no processo de mídia pública? Ou ainda, será que o atual Prefeito, por não se garantir como Prefeito precisa se escorar nos ombros dos outros? Usar os outros como escada?
É meio engraçado esse pessoal. Tem um monte de Políticos fracos que querem se eleger usando a imagem do Lula. São pessoas que não se garantem sozinhas.
O Leônidas Cristino mostra que é um simples "laranja" dos Ferreira Gomes. Não tem asas próprias. Esse tipo de Político não me entra.
Político pra mim tem que ter autonomia.

CAMPANHA NA RUA.

A campanha do PPS-PSL, que tem como candidato o sindicalista Muniz e como vice o Aragão dos Correios está sendo vista nas ruas de Sobral, com bandeiraços, colagens de adesivos, etc. Isso mostra que a campanha existe e que Sobral tem sim uma via de opção para as próximas eleições, além da opção pela reeleição do atual Prefeito e ainda a terceira via que é o Prof. Djalma Batista, do PSOL.
O que se nota é um crescimento acentuado da campanha do PPS-PSL, que começou há poucos dias, exatamente no dia 15/08, do ano em curso.
Vale dizer que uma grande parcela do eleitorado de Sobral quer uma opção de oposição, por causa da rejeição do atual gestor, que, diga-se, é muito grande.
Vamos acompanhar o desenrolar dos acontecimentos desse pleito eleitoral de Sobral, para podermos publicar e comentar aqui os fatos, ocorrências da Política da Princesa do Norte.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

CAMPANHAS POLÍTICAS EM SOBRAL.

As campanhas Políticas neste pleito, no município de Sobral, não vêm empolgando muito ao eleitorado sobralense. A do atual Prefeito Leônidas Cristino, não empolga "graças" ao seu fraco desempenho, na sua gestão, e ao fato de ele não ter caído nas graças do povo, ou seja, não tem carisma popular nenhum. O que não falta na campanha do atual gestor é verba, pois estão abusando dos gastos tremendamente, aliás, ele está só continuando a fazer o que ele fez na sua gestão, gastar muito e mal o dinheiro público. Já o candidato do PSOL, Prof. Djalma Batista, a falta de estrutura mínima para a campanha é o fator principal para que ele não reúna condições de alavancar uma campanha melhor. E, por último, a candidatura do Muniz, pela coligação PPS-PSL, mostra que tem condições mínimas para a campanha. É intermediária, pois tem mais condições do que a do PSOL, mas anda longe em relação à do atual Prefeito, isso, é claro, em termos financeiros.
Agora, a causa maior da frieza do povo, quanto às campanhas Políticas em Sobral, se dá em razão dos últimos fatos ocorridos, ou ainda melhor, do último fato ocorrido, a debandada de Marco Prado pros lados dos Ferreira Gomes, isso deu a impressão para o povo de que todos os Políticos de Sobral são venais. A credibilidade dos Políticos , a cada dia que passa cai mais e mais.
A missão dos poucos que ainda restam com pensamento Político verdadeiro, tanto candidatos como eleitores é árdua, qual seja, a de lutar incansavelmente para resgatarem, pelo menos um pouco da originalidade Política, que é o bem comum, não o bem pessoal ou de um grupo, como hoje é praticada em Sobral.

AGRADECIMENTOS.

Exponho aqui meus agradecimentos ao Repórter Wilson Gomes, por ter me ensinado a colocar o contador de visitas e o clima-tempo neste Blog. É algo a mais, em termos de funcionalidades no site.
Muito grato.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

EM FORTALEZA ESTÁ DANDO MORONI.

Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi em Fortaleza aponta vitória de Moroni Big Torgan.
1 - PESQUISA ESPONTÂNEA
Se a eleição para prefeito de Fortaleza fosse hoje, em quem você votaria?
Luizianne Lins (PT) - 23%
Moroni Torgan (DEM) - 23%
Patrícia Saboya (PDT) - 14%
Renato Roseno (PSOL) - 1%
Luiz Gastão (PPS) - 1%
Branco/Nulo - 11%
Não sabem/Não responderam - 27%
2 - PESQUISA ESTIMULADA
Se a eleição para prefeito de Fortaleza fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?
Moroni Torgan (DEM) - 35%
Luizianne Lins (PT) - 26%
Patrícia Saboya (PDT) - 19%
Renato Roseno (PSOL) - 1%
Pastor Neto (PSC) - 1%
Luiz Gastão (PPS) - 1%
Adahil Barreto (PR) - 0%
Aguiar Júnior (PTC) - 0%
José Carlos Vasconcelos (PCB) - 0%
Fernandes Filho (PSDC) e Sílvio Frota (PAN) - não foram citados
Branco/Nulo - 9%
Não sabem/Não responderam - 8%
No segundo turno o Moroni ganha tanto de Luiziane, quanto de Patrícia. Os resultados são:
LUIZIANNE X MORONI
Moroni Torgan (DEM) - 49%
Luizianne Lins (PT) - 36%
Branco/Nulo - 11%
Não sabem/Não responderam - 4%
LUIZIANNE X PATRÍCIA
Patrícia Saboya (PDT) - 45%
Luizianne Lins (PT) - 37%
Branco/Nulo - 12%
Não sabem/Não responderam - 6%
MORONI X PATRÍCIA
Moroni Torgan (DEM) - 43%
Patrícia Saboya (PDT) - 41%
Branco/Nulo - 9%
Não sabem/Não responderam - 7%
Acho que os fortalezenses perceberam o jogo, ou melhor, mais um jogo sujo da política nojenta dos F. Gomes. Colocaram a família de quase todos os lados pra ganhar e dominar de qualquer forma, mas o povo parece que não vai cair nesse jogo sujo dos Ferreira Gomes, não.
É bom que Sobral veja e aprenda um pouco da política maquiavélica praticada pelos Ferreira Gomes. A política deles é baixa, rasteira, não pensa no bem comum, mas só no da família e no de um grupinho fechado de amigos. Isso é politiquismo e não Política. Essa deve existir para satisfazer as necessidades da coletividade, elegendo as que são de maior necessidade como prioridade.

OBRA ELEITOREIRA.

Faz tempo que a Prefeitura de Sobral anuncia a obra de urbanização da margem direita do Rio Acaraú. Anuncia-se, depois não se fala mais nisso. Agora volta à tona a velha questão da urbanização da margem que fica pros lados do Bairro Dom Expedito, a questão de momento é a "coincidência" com o período eleitoral, coincidência para os que acreditam nesse tipo de coincidência, em Papai Noel, na "Cuca", etc., pois de coincidência não tem nada. Isso está a ocorrer exatamente porque os moradores do D. Expedito não estão muito a favor do atual Prefeito de Sobral, aliás isso não ocorre só com os habitantes desse bairro, mas de todos os outros, em razão de que há mais de dez anos só se prioriza o centro da cidade e se esquece dos bairros, onde mora gente também, mas que só é procurada nessa época.
O anúncio da urbanização da margem direita do Rio Acaraú, trata-se de uma obra eleitoreira típica de uma política baixa onde se usa o poder, a força, para se manter nesse mesmo poder. Isso é mandamento dos que fazem a política de Maquiavel.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

CIRO GOMES NÃO TEM JEITO.

Está no Jornal A Folha, na coluna "Política & Políticos", de responsabilidade de Bené Fernandes, o mais novo desatino vocabular de Ciro Gomes. Disse o atual Deputado Federal: "Fortaleza é um puteiro a Céu aberto". Com essa frase Ciro declara certamente não está querendo conquistar votos para Patrícia, que é candidata à Prefeita da capital do Ceará e nem para Presidente, se sair como candidato ao cargo máximo do país, pois se essa notícia se espalhar por Fortaleza, que já não está muito satisfeita com Cid, nem Ciro, certamente não vai poupar críticas a Ciro, por essa asneira, que lhe tão peculiar.
Se Fortaleza é um puteiro a Céu aberto, quem são as putas? As fortalezenses? Com a resposta Ciro Gomes. Cuidado com a resposta!
Ciro mostra mais uma vez ser uma pessoa sem condições de ser sequer presidenciável, pois é um desequilibrado, não sabe se conduzir na hora de falar.
Um bruto como esse não pode chegar à Presidência da República, pois o tempo ditatorial já passou, embora o seu irmão, Cid Gomes, ainda pratique esse tipo absurdo de condução Política no estado do Ceará.

domingo, 10 de agosto de 2008

"ISSO É PREFEITINHO OU CABO ELEITORAL?".

Os chamados prefeitinhos espalhados por todo o município de Sobral, nessa época estão engajados, cada um, na campanha do candidato que lhe indicou para esse tal cargo completamente desnecessário e absurdo, pois não tem aí, interesse coletivo, mas partidário, politiqueiro.
O do Aracatiaçu está a mil sendo cabo eleitoral, rodando com som em seu carro, a favor do candidato Cláudio Gil.
Prefeitinho deveria ser uma pessoa isenta de Política dirigida, preocupado com todos, não só com aqueles que são eleitores do candidato que ele depende para manter-se no emprego(cargo).
Moral teria se existisse um concurso público para a função, com contratação por quatro anos, isso sim seria moral.
O grande problema é que Sobral há 12 anos não tem concurso público, a não ser para Guardas Mirins. Essa política nojenta que vem desde o tempo de Cid Gomes, que só privilegia um determinado grupo, é o cúmulo do cúmulo do acumulado. É uma vergonha! Política que dá nojo. Coisa de Maquiavel, não de quem respeita os Princípios Constitucionais da Administração, como por exemplo, o da Igualdade, o qual, determina que todos os administrados que estejam na mesma situação jurídica sejam tratados da mesma forma, isso é claro, não acontece em Sobral.
O maior problema em relação a esse cargo de prefeitinho, do jeito que existe hoje é que é um cargo de confiança para o Político que o indica e de desconfiança para a coletividade que não pode dar confiança a quem não tem uma preocupação global, por todos, pois o tal prefeitinho puxa a sacola sempre para o "seu" lado partidário.
O correto, ao meu ver é que deveria existir concurso público para o preenchimento do cargo de prefeitinho para que "todos" tenham condições iguais de disputar o cargo.

sábado, 9 de agosto de 2008

POLÍTICA DE LADRÕES.

A Prefeitura disponibilizou 15.000,00(Quinze Mil Reais) para uma determinada pessoa de Aracatiaçu providenciar a limpeza da parede do açude de Aracatiaçu.
A diária paga a cada trabalhador foi de 15-Reais. Menos de 10-trabalhadores estiveram lá fazendo o trabalho, que durou menos de 10-Dias.
Pois bem. Agora façamos uma matemática simples, considerando que foram 8-Trabalhadores e que eles fizeram o serviço em 8-Dias, daria um total de 120-Reais a diária de todos os trabalhadores. Em 8-Dias daria um total de 960-Reais.
Agora peguemos R$15.000,00(Quinze Mil Reais), menos o valor que foi gasto, de R$960,00(Novecentos e Sessenta Reais) que sobra aí, nada mais, nada menos que R$14.040,00(Catorze Mil e Quarenta Reais) para o responsável pela limpeza.
Você acha que isso está certo? Você acha isso uma Política correta? Honesta?
Dessas têm um monte, que vamos contar algumas dessas falcatruas que acontecem abertamente na Prefeitura de Sobral.

SOBRAL QUER UMA OPOSIÇÃO.

O PPS teve que trocar o candidato na majoritária, Dr. Azevedo depois de sentir por duas vezes problemas relativos à saúde foi aconselhado pelo seu médico a desistir da campanha, para cuidar da sua saúde. Agora o Muniz é o novo nome do PPS para Prefeito de Sobral. O Azevedo tem mais nome em Sobral, isso ninguém duvida, mas nos distritos, tanto o Azevedo como o Muniz não são conhecidos, o que não é problema, pois o Cid não era conhecido em todo o estado do Ceará e soube visitar cada recanto desse estado levando suas propostas, mesmo que mentirosas e ganhou. O Muniz deve fazer quase o mesmo em Sobral, com a diferença de oferecer propostas concretas que possam virar realidade.
Vantagem quanto à candidatura do Muniz em vez do Azevedo, este não ia "bater", já o Munizão vai "bater" pesado como deve fazer todo candidato de oposição verdadeira.
Sobral quer uma pessoa de oposição como opção. Vale lembrar o que o presidente da agremiação, Herbert lobo disse sobre a troca do candidato: "O projeto para governar Sobral não é do Azevedo, nem do Muniz ou de qualquer outro membro do partido, mas esse projeto é do PPS de Sobral".

"VEJA ESSA".

Estive no Hospital do Coração de Sobral acompanhando minha esposa num exame cardiológico. Lá vi algo, no mínimo interessante, senti falta das Ambulâncias, não vi nenhuma, mas carros caracterizados de políticos de Sobral e cidades vizinhas chegava a toda hora trazendo pessoas para o hospital. Poderia até ser considerado normal, se isso acontecesse ininterruptamente. Mas, é patente a troca de favores Políticos. O candidato disponibiliza seu carro pra servir como carro da saúde em troca de votos. Será que isso não é corrupção política?
Para se verificar isso basta você ir para a Santa Casa de Sobral ou para o hospital já mencionado acima, que o fato ocorre a todo instante.
Desse jeito como e quando vamos chegar a ter uma Política séria? Com a resposta, cada um de nós, que somos eleitores e nos taxamos de sérios e, que queremos ver um dia essa estrutura mudada, para termos uma Política voltada para o bem da coletividade.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

"FATO INTERESSANTE".

As pessoas costumam reclamar muito dos políticos...que são corruptos, desonestos, etc. Mas, vamos viajar, não digo, viajar na maionese, mas nos fatos que se comprovam de forma fácil e direta ou empírica por qualquer mortal de intelectualidade comum, o chamado homem médio. Muitas e muitas, eu diria até e, sem medo de errar, a maioria dos sobralenses fala que a Câmara de vereadores desta urbe não tem serventia, não desenvolve suas atividades típicas ou constitucionais, ou seja, não legisla da forma esperada e, principalmente, não cumpre a sua função de fiscalizar o Poder Executivo. Essas reclamações, não são de hoje (atualidade), mas de muito tempo, aí vem o fato interessante. Quando passa ou passaram algumas eleições, pois vamos acreditar que, agora, se o povo não aprova, vai realmente querer mudar, simplesmente se via e até se ver as mesmas caras, os mesmos vereadores que o povo os desaprova, aparecem lá, mais uma vez, como verdadeiros heróis.
Sinceramente é preciso verificar-se uma coisa que numa reflexão parece ser clara, mas que no mundo da prática hipócrita atual, passa desapercebida. Se o povo, que é quem vota, desaprova os vereadores, por que esses mesmos vereadores aparecem eleitos?
Pergunto: Será que no dia exato da eleição, vem um montante tal de extraterrestres de algum planeta, vota e depois vai embora? Só reaparecendo quatro anos depois, como fazem esses vereadores atuais, que só aparecem na casa dos eleitores em tempo de eleições, só reaparecendo, também quatro anos depois? Será que a mesma pessoa que fala que o vereador é corrupto, por algum privilégio, alguma ajuda, qualquer coisa, colabora, com o voto, para que o "cara" que ele taxa de desonesto seja reeleito? Será que esse tipo de pessoa está correta? Será que não é da mesma laia do corrupto?
Façamos uma reflexão sobre isso. Essa questão é de suma importância.
Saiba que você não pode mudar as outras pessoas e o mundo, mas você pode e deve mudar você mesmo e o seu mundo, para quem sabe, depois mudar outras pessoas, não pela imposição, mas pelo seu exemplo.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

"A REJEIÇÃO É GRANDE".

É impressionante a rejeição do atual prefeito de Sobral Leônidas Cristino. Onde se anda, as pessoas falam que não votarão em Leônidas.
A rejeição do prefeito atual da princesa do norte é realmente grande, pois estamos vendo por todos os cantos do município, painéis vinculando a imagem de Lula (Presidente) à imagem do Leônidas. Ora, se tão usando a imagem do Lula para reelegerem o Leônidas em Sobral é porque a coisa não tá tão boa, ou seja, é porque o candidato à reeleição é muito fraco mesmo! Sem se falar que não tem nada a ver a vinculação da imagem do Presidente Lula à do Leônidas. É coisa de aproveitadores e de quem não se garante.