quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SOBRAL E CÂMARA DE VEREADORES NÃO CUMPREM O SEU VERDADEIRO PAPEL.


O Conselho Municipal de Saúde de Sobral é uma entidade que participa da formulação e construção de diretrizes para o Sistema Único de Saúde-SUS em nível municipal, estadual e nacional. É papel do Conselho participar na formulação de políticas de saúde, acompanhar a implantação das ações, fiscalizar e controlar recursos públicos, prazos, resultados parciais e a ampliação definitiva dessas políticas.
O CMSS é formado por 48 membros, sendo: 25% de representantes da gestão(municipal e estadual), 25% de representantes dos profissionais de saúde(nível elementar, médio e universitário) e 50% de usuários.
Algumas pessoas que já foram membros do Conselho disseram que a coisa é sempre direcionada para não causar problemas para a Administração Pública. Quando no meio tem uma pessoa que quer contestar alguma coisa, tipo, números na prestação de contas é um verdadeiro problema. Aquela pessoa já passa a ser tratada como uma pessoa muito complicada, cheia de cunfusão, ou seja, o poder dominante, reinante hoje na nossa cidade não aceita contestação em hipótese nenhuma.
Caso assim ocorreu com um funcionário do SAAE de Sobral, Carlos Sá que por procurar contestar algumas coisas referentes a prestação de contas da Prefeitura junto ao Conselho Municipal de Saúde, como era indicado pelo SAAE, foi "retirado", não recebendo mais a indicação do referido órgão, que é uma autarquia municipal, logicamente ligada ao Poder, mesmo querendo permanecer como membro do Conselho.
O certo é que quem quizer ser membro do Conselho Municipal de Saúde de Sobral, até conseguirá uma vaga, mas já deve ir sabendo que não "pode" contestar nada sob pena de ser taxado de complicado, inimigo do bem, encrenqueiro, cheio de confusão, terrorista, Osama Bin Laden ou coisa do tipo. É ir pra lá pra somente concordar com tudo, até com os absurdos que ocorrem com esse sistema que parece que foi feito para os que estão no Poder façam o que querem.
A coisa só funcionaria, se pelo menos os usuários que são 50% no Conselho fossem pessoas totalmente alheias à questões políticas, aí sim, veríamos pessoas comprometidas com o bom funcionamento do Sistema de Saúde de Sobral, com o povo que necessita do atendimento do SUS, enquanto isso não acontece, o Conselho Municipal de Saúde de Sobral se assemelha com a Câmara de Vereadores porquanto ambas são compostas de "calangos" que só sabem ou só devem balançar a cabeça, para concordar.
O atendimento pelo SUS só será bom quando os filhos de Prefeitos, de Secretários, de Vereadores preferirem o atendimento do SUS em detrimento de planos de saúde, em razão da qualidade do Sistema Único de Saúde, que como o próprio nome diz, deveria ser o único sistema de saúde existente no Brasil.

Nenhum comentário: