sábado, 23 de fevereiro de 2008

DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA

O distrito de Aracatiaçu está sem Médico no posto de saúde há mais de três meses. Lá só atende uma Enfermeira que entra pela manhã e sai à tarde. Um carro da Prefeitura lotado no posto do mesmo distrito sai de lá todos os dias(de Segunda à Sexta)pela manhã para pegar uma Enfermeira em Sobral; aí vai uma viagem. Volta para o distrito levando a profissional de Saúde; são agora duas viagens. À tarde, por volta das 17:00h, tudo se repete, o carro traz a Enfermeira de volta para Sobral, o que agora dá três viagens e ao voltar para Aracatiaçu, sem ninguém, completa a quarta viagem. Isso acontece de Segunda à Sexta-Feiras. Neste dia, o carro, ao deixar uma Efermeira pega outra que dá o Plantão.
Na semana, à noite, a coisa é pior, já que não só não tem Médico, como também não tem Enfermeira.
Como fica a questão das consultas? Estas são feitas pelas Enfermeiras e auxiliares, depois, no caso de receita, esta é levada para o distrito de Caracará, distante cerca de 25KM de Aracatiaçu. Aí lá vai o carro gastar mais combustível para que o Médico possa assinar a(s) receita(s). Será que isso não é um abuso.
Devido a precariedade estrutural do Posto de Saúde, quase nada é resolvido, sendo quase todos os casos encaminhados para a Santa Casa de Sobral.
O distrito de Aracatiaçu e o seu povo, deveriam ser mais respeitados pela Administração Pública de Sobral.
Santo Antônio de Aracatiaçu é o maior distrito do município de Sobral, mas sempre foi tratado com mediocridade pela prefeitura desse município, que só o prestigia em épocas de eleições, que já estão se aproximando. Portanto a qualquer momento pode surgir um Médico para o Posto de Saúde daquele belo distrito.
Por enquanto fica esse descaso da Saúde, que na campanha do atual governador foi vendida como sendo exemplo para o Brasil. Sendo assim, coitada da Saúde do nosso país.
Como está, basta colocar um papagaio, ensiná-lo a falar: "leva para Sobral", pois quase todos os casos são encaminhados para a Santa Casa, como já foi falado.
Coloca-se o papagaio de jaleco e tudo e dá o nome a ele de "doutor" que tudo fica resolvido.

Um comentário:

Unknown disse...

Achei linda as imagens da gruta de Fátima em Aracatiaçu, morei lá de 1995 a 1996 e está muito mais linda!!!!!

Diana Castro - RJ